Também chamado de radiografia, O raio X é um exame de imagem não-invasivo, que funciona usando radiação em baixas doses para identificar rapidamente alterações na estrutura de ossos e de órgãos. É o teste mais antigo dessa categoria, descoberto em 1895 por acaso, em um laboratório de física na Alemanha.
O exame procura fraturas nos ossos e também ajuda a identificar males como a pneumonia, por meio do raio-x de tórax. Mas há outras indicações, como a avaliação de doenças agudas na região do abdômen, de inflamações a infecções, e do comprometimento do pulmão e das vias aéreas superiores.
Como é feito?
Na versão mais pedida, a pessoa é posicionada em uma maca ou fica de pé, com a região a ser analisada na mira da máquina. Esse aparelho da radiografia emite um feixe de elétrons que atravessa o corpo com maior ou menor dificuldade, dependendo da densidade da área.
Duração do exame
A duração do exame varia de acordo com o número de incidências a realizar. Habitualmente os exames consistem em duas incidências e o tempo médio para a sua realização é de aproximadamente 5 a 10 minutos.
Periodicidade
É solicitado conforme a necessidade e suspeita médica.
Principais cuidados e contraindicações
Para não atrapalhar a qualidade da imagem, o paciente não pode usar roupas ou adereços de metal, plástico, madeira ou vidro na região a ser analisada. Tais materiais interferem na passagem da radiação.
A radiação emitida pelos aparelhos, principalmente os mais modernos, é segura, desde que a pessoa não se submeta ao raio-x a todo momento.
O raio-x é contraindicado a gestantes.