Perguntas Frequentes

Sobre a Tanus

As imagens estarão disponíveis no portal de entrega de laudo, junto com o seu histórico de exames e laudos. Tanto na radiologia quanto no laboratório.

Sobre o meio de prestação do serviço (exame):

A Radiologia Tannus disponibiliza de várias formas de pagamentos para seus clientes/pacientes realizarem seus exames radiológicos e laboratoriais e assim cuidarem melhor de sua saúde; sendo ela prestadora de serviço do sistema único de saúde (sus), credenciada a diversos convênios e ainda viabiliza o uso de cartão de crédito ou débito.

No caso do SUS: a requisição (pedido médico) do exame deverá estar devidamente autorizada pelo sistema único de saúde (SUS) e previamente agendada.

No caso de convênios: é indispensável se averiguar de acordo com o convênio do cliente/paciente como também com o exame solicitado pelo médico, a necessidade de autorização prévia.

No caso de cartão de crédito: aceitamos todas bandeiras dos cartões e poderá ser parcelado em até 3x.

Sobre agendamento do exame:

A Radiologia Tannus trabalha com uma prática responsável de atendimento visando agilizar vida do cliente/paciente, visto que é de suma importância que se tenha um diagnóstico o quanto antes.

Alguns exames deverão ser agendados somente pela manhã, principalmente os que necessitam de jejum absoluto ou uso de contraste oral; mas isso não impede que alguns exames sejam realizados a tarde desde que se respeite o tempo de jejum ou de acordo com a urgência/emergência.

Há uma consciência em se cumprir o horário de agendamento, tanto para os exames realizados por médicos radiologistas, quanto os exames realizados por técnicos em radiologia; Porém, pode ser que alguns exames demorem mais do que o habitual, visto que trabalhamos com pessoas e cada um com suas restrições.

Sobre os exames:

Em geral os exames radiológicos são indolores.

A Radiologia Tannus disponibilidade de 2 aparelhos de ressonância nuclear magnética (RNM) , um campo aberto e outro campo fechado. A ressonância é um exame de imagem feito com aparelho que emite ondas magnéticas e pulsos de radiofrequência para obter imagens em alta definição da parte do corpo estudada (sem radiação).

No caso da tomografia computadorizada (tc), ela realizada por um tomógrafo por meio de uma ampola de raio-x (tem radiação) e detectores, exame rápido que enxerga em 360 graus captando imagens detalhadas da parte do corpo avaliado, que dão aos médicos visão fiel.

Sobre o meio de contraste:

O uso do contraste é excelente para aumentar a qualidade dos exames e garantir laudos radiológicos mais precisos e assertivos. Porém, muitas pessoas sentem medo quando ouvem falar em contraste. Aprender melhor o que ele é, como funciona no organismo e quais são as eventuais contra-indicações é fundamental para poder superar esse medo e, por consequência, maior precisão no diagnóstico e traçar o melhor o tratamento.

Nem todo exame de imagem precisa ser usado o contraste, ou seja, não é regra o uso de contraste. Ainda que exista um protocolo de acordo com área examinada ou indicação clínica (motivo do exame) ou ainda a necessidade de detalhamento de uma lesão; faz-se uma anamnese (coleta de dados) do paciente, visto que se trata de um ser humano e a “regra” não se aplica para todos. Então, a informação sobre o uso ou não do contraste só poderá ser confirmada pela radiologia onde será realizado o exame .

O contraste utilizado no exame de ressonância magnética é um produto derivado do gadolínio. Este medicamento é injetado regularmente via acesso endovenoso (na veia) durante a realização do exame para realçar órgãos e estruturas estudadas e inclusive as lesões. O gadolínio dificilmente oferece riscos para o paciente, e as reações alérgicas a ele são raras.

O contraste utilizado no exame de tomografia é a base de ioexol (não iônico). Algo que assusta muitas pessoas, isso é causado pelo desconhecimento sobre o assunto. O contraste pode ser aplicado no paciente por via oral ou venosa.

Sobre o resultado do exame:

A Radiologia Tannus tem como prioridade realizar um exame de qualidade, como também a responsabilidade na entrega do exame, só assim será conclusivo o trabalho da medicina diagnóstica.

Os exames de ultrassonografias, em geral são entregues minutos após a realização, resguardando somente o tempo de digitação e montagem do mesmo.

Para os exames mais complexos e que em grande maioria são realizados por técnicos, orientados e laudados por médicos, o tempo previsto para o resultado é de 3 dias úteis, com exceção caso haja a necessidade de liberação mais precoce. O paciente poderá ainda contar com aviso por SMS ou WhatsApp assim que o exame esteja com laudo.

As imagens dos exames podem ser liberadas impressas no papel ou gravadas em dvd, para que o médico solicitante possa vê-las antes mesmo que o laudo esteja pronto.