A mamografia digital é um exame que deve ser realizado anualmente entre mulheres acima de 40 anos. É uma ferramenta utilizada na prevenção do câncer, permitindo a detecção precoce, em estágio inicial, possibilitando o tratamento e aumento grande nas taxas de cura.
Esse exame é indicado pelo médico ginecologista, porém é importante que a mulher analise as mamas em casa, preferencialmente de frente para um espelho. Nessa avaliação ela deve apalpar os seios em busca de nódulos, inchaço, dor ou até mesmo mudança de coloração nos mamilos.
Como é feito?
Opte sempre pelo mamógrafo digital e realize anualmente
O mamógrafo digital bilateral representa um avanço significativo no segmento, tornando possível a realização da mamografia digital.
Operado por um técnico em radiologia, o equipamento possui uma bandeja na qual a mama é posicionada para receber a radiação.
Assim como o exame convencional, a paciente deverá colocar a mama sobre o aparelho. Algumas pacientes podem sentir uma leve dor durante o exame, por causa da compressão. Essa dor não causa problemas à paciente e é necessária para que o aparelho consiga captar imagens do interior da mama. O exame é bem rápido e o desconforto não dura muito tempo após o exame.
A grande vantagem da mamografia digital em relação a convencional é que a imagem é obtida com maior facilidade, não exigindo que a mama seja comprimida por muito tempo.
As imagens digitais da mamografia vão diretamente para um computador, onde o médico radiologista consegue ampliar a imagem, melhorar o contraste, fazer comparações com exames anteriores e muitas outras opções.
Qual o Prazo de Entrega
Muitas mulheres adiam a realização de uma mamografia porque afirmam não ter tempo para o exame, mas ele dura pouco tempo, entre 15 a 30 minutos, e é fundamental para a prevenção do câncer de mama.
Periodicidade
A mamografia digital é indicada para todas as mulheres acima de 40 anos de idade. Esse exame deve ser de rotina para mulheres nessa idade, buscando a prevenção de câncer de mama. Sendo possível também a identificação de nódulos e outras alterações benignas.
Principais cuidados e contraindicações
Para fazer a mamografia digital, não é necessário grandes preparações. O ideal é que a mulher marque o exame para depois da menstruação, para evitar sensibilidade nas mamas. A paciente também deve evitar usar desodorante, creme ou talco nas mamas e nas axilas para evitar interferências no resultado da mamografia.
Para algumas pacientes, a mamografia não é indicada, seja na sua versão convencional ou digital.
O procedimento com contraste, por exemplo, é contraindicado para mulheres que sofram de insuficiência renal grave, apresentem reação adversa à substância ou possuam implante ou prótese de silicone.
Também aquelas com menos de 25 anos não devem realizar a mamografia digital, pois a radiação pode agredir o parênquima mamário em desenvolvimento. O mesmo vale para gestantes, que devem evitar o raio-x.
Apesar de não causar riscos, a mamografia não é recomendada antes dos 35 anos.