Densitometria Óssea é o principal exame para a detecção precoce da perda de massa óssea, possibilitando a prevenção e combate á osteoporose, doença que aumenta o risco de fraturas.
É um exame realizado para definir massa óssea em regiões como coluna lombar e fêmur e fazer diagnóstico de osteoporose. É realizado num aparelho de dupla emissão de raio-X, porém com baixa dosagem de radiação.
Basicamente é avaliada a massa óssea de coluna lombar, região proximal do fêmur e antebraço. Existe também a densitometria de corpo total que avalia, além da massa óssea, gordura e tecido magro (massa magra x massa gorda).
Como é feito?
O exame é realizado em aparelhos dedicados com muito baixa radiação ionizante e bem tolerado pelos pacientes. É realizada uma varredura das regiões de interesse e depois cálculos são realizados para diagnóstico final.
A técnica, de nome DXA (Dual-Energy X-Ray Absorptiometry), permite a observação detalhada do tecido ósseo, evidenciando se uma área está fraca ou muito porosa.
Apesar de ser útil para o estudo de diversas partes do organismo, a densitometria se concentra em três regiões mais suscetíveis a fraturas: colo do fêmur, vértebras e o rádio distal.
Depois de entender como feito densitometria óssea, o paciente se apresenta na clínica ou hospital onde marcou o exame, sem nenhum preparo, ou seja, nada de jejum, nada de suspender medicamentos.
Então, um radiologista, médico geral ou técnico em radiologia conduz o paciente até uma sala onde fica uma mesa de exame semelhante à de um raio X, na qual o paciente se deita.
Após ser ligado, o aparelho de densitometria percorre a parte superior do corpo, emitindo radiação ionizante.
Na parte de baixo da mesa, ocorre a captação dos registros do exame e a transferência dos dados para o computador, geralmente de modo automático.
Esse exame fornece dados para a análise específica da perda de cálcio nos ossos, feita por um especialista local ou através da telemedicina.
Qual o Prazo de Entrega
O exame dura cerca de 30 minutos (pode variar conforme aplicação)
Periodicidade
A periodicidade é recomendada de acordo com a necessidade de cada paciente, podendo ser realizada a cada um ou dois anos.
Principais cuidados e contraindicações
O exame é contraindicado para mulheres grávidas e pacientes que tenham realizado exames que necessitam do uso de contraste nos 14 dias que antecedem o exame de densitometria óssea.
No dia do exame é recomendado não usar roupas que tenham qualquer tipo de metal. Colares, brincos e pulseiras também devem ser evitados para não interferir no resultado do exame.